SOBRE O PROGRAMA

Sobre o Programa

As formações do Programa Pacto com os Municípios  acontecem bimestralmente em Barreiras (hoje em Seabra) com as Formadoras Municipais e em Salvador com a Coordenadora Municipal do Programa.
As Formações Municipais com os Professores Alfabetizadores (1º e 2º ano) acontecem no município mensalmente com as Formadoras Municipais.
As Formadoras Municipais acompanham e visitam os Professores Alfabetizadores (1º e 2º ano) em suas respectivas salas de aula e enviam relatórios mensalmente para a Formadora Estadual sobre as formações municipais, frequência, prática e planejamento dos professores.    


Consed debate Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Os secretários estaduais de educação se reuniram nesta quinta-feira (22), em Brasília, com o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Callegari, para debater o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O Pnaic foi planejado pelo MEC tendo como modelo um programa desenvolvido com sucesso pela Secretaria de Educação do Ceará, que está conseguindo erradicar o analfabetismo entre as crianças.O Pnaic prevê a alfabetização em língua portuguesa e matemática, até o 3º ano do ensino fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas do País. A coordenação nos estados será realizada pelas secretarias estaduais de educação.A presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria NIlene Badeca da Costa, destacou a importância da integração entre o MEC, secretarias estaduais e municipais de educação, antecedendo a implementação do Pnaic. “Os executores do programa serão os estados e municípios. Por isso, precisam ser ouvidos antes de novas medidas, para que o programa seja desenvolvido com êxito e alcance os objetivos”, afirmou.Callegari apresentou dados sobre o analfabetismo de crianças de até oito anos no Brasil. Em 2010, os índices apurados foram de 5,6% na região sul, 7,8% no sudeste, 9% no centro-oeste, 27,3% no norte e 25,4% no nordeste. A média brasileira ficou em 15,2%, apresentando uma redução de seis pontos percentuais em relação ao ano 2000.O titular da SEB falou da expectativa do governo para que as secretarias estaduais e municipais participem do Pnaic. “Nossa postura sempre será de estabelecer um diálogo com os estados e municípios para que os programas desenvolvidos pelo ministério sejam elaborados de maneira conjunta”. Ele  também falou sobre a importância do Pnaic para a educação básica. “Nós entendemos que a pedra angular do sistema educacional brasileiro está realmente colocada dentro dos primeiros anos do ciclo de alfabetização”, disse.A diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB, Maria Luiza Alessio, esclareceu sobre a estratégia do MEC quanto à formação de professores que atuam no ciclo de alfabetização. “Serão ofertados cursos de aprofundamento de estudos para os docentes deste ciclo, ministrados pelas universidades federais responsáveis pelo Pró-Letramento”, informou. Segundo a diretora, o objetivo dos cursos é contribuir para que os professores consigam planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas na perspectiva do letramento.Após a apresentação do Pnaic, foi aberto espaço para que os secretários estaduais tirassem dúvidas e opinassem sobre o programa. Eles destacaram a realidade de suas regiões e sugeriram a adaptação de alguns pontos, dentre eles, a integração com os programas exitosos de mesmo objetivo já desenvolvidos nos estados. Também falaram sobre a importância de incluir no Pnaic ações que incluam os futuros professores, que ainda estão na faculdade. O entendimento geral é o de que as universidades, tanto públicas quanto privadas, não preparam o professor adequadamente para atuar nas séries iniciais.Também participaram da reunião o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Cleuza Repulho. Ao final do encontro, Callegari comprometeu-se a apresentar as sugestões dos secretários ao ministro de Educação, Aloizio Mercadante. Pacto com Municípios – Na Bahia, 329 municípios aderiram ao Pacto com Municípios, programa da Secretaria da Educação do Estado, que tem como objetivo, alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Este ano, a meta é atender mais de 345 mil estudantes com a metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática em 11.770 escolas públicas. O programa, que despertou a atenção do MEC, terá um aporte de R$ 25 milhões do Ministério este ano.Publicado seg, 27/02/2012 - 07:13 por Assessoria de Comunicação - ASCOM






Publicado seg, 27/02/2012 - 07:13 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
MEC investe R$ 25 milhões no Pacto com Municípios na Bahia
Com investimentos da ordem de R$ 25 milhões, o Ministério da Educação apoia o Pacto com Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que tem como meta alfabetizar todas as crianças da rede pública até os oito anos de idade. Neste segundo ano de atuação, o Pacto foi ampliado e conta com a participação de 329 prefeituras baianas. O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos de Freitas, firmaram o convênio para execução do recurso neste ano de 2012.
“A parceria do Governo da Bahia com o Ministério da Educação e com as prefeituras visa assegurar a educação para as crianças na base de sua formação”, afirma o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. Segundo ele, “as pesquisas educacionais apontam que a alfabetização, com letramento, das crianças até oito anos é decisiva para diminuir o abandono, a evasão e aumentar a aprovação e o interesse pelos estudos”.
Implantado em 2011, o Pacto com Municípios inicia o ano letivo de 2012 com a adesão de mais 112 prefeituras, totalizando 329 municípios participantes. Este ano, a meta é atender mais de 345 mil estudantes com a metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática em 11.770 escolas públicas.
Para garantir a efetiva aplicação da metodologia de alfabetização, o coordenador do Pacto com Municípios, Clovis Caribé, informa que a Secretaria da Educação do Estado assume a responsabilidade “de capacitação dos formadores e dos professores alfabetizadores, assim como o  monitoramento e avaliação durante o processo, o que permite acompanhar o desempenho dos estudantes e fazer intervenções pedagógicas para ajudá-los a superar dificuldades no percurso educativo”.
Livros - Todos os livros e materiais didáticos para os estudantes e professores até o momento foram distribuídos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, este ano, junto com o Ministério da Educação, vai distribuir, também, 36 mil kits de livros de literatura infantil (cada kit com 12 livros) para formação dos Cantinhos de Leitura em cada sala de aula. Segundo Clovis Caribé, o objetivo é “estimular o prazer da leitura e fortalecer o processo de alfabetização das crianças”.
Vale destacar que os recursos do Ministério da Educação serão aplicados, também, na produção de livros didáticos (Português e Matemática) para estudantes em processo de alfabetização das escolas dos municípios que aderiram ao Pacto com Municípios. Além disso, inclui ainda todo o material de apoio ao professor em sala de aula, como cartazes, kit escolar e o livro do professor.
Participação – Nas avaliações dos professores, o Pacto com Municípios vem fortalecer a educação municipal. Em Amargosa, a formadora municipal do Pacto, Joseane Santos, afirma que o projeto “é bem direcionado, enfatiza a prática do dia a dia, a minúcia da alfabetização e não só a teoria”. “Com certeza, terá um grande impacto na educação baiana, porque os professores estão abraçando a causa”.
Em Porto Seguro, a coordenadora municipal do Pacto, Aleny Sousa, acredita que “o processo de formação e o acompanhamento das turmas de alfabetização são fundamentais para garantir aos estudantes a alfabetização na idade certa.” Além disso, em sua opinião, “o Pacto se apresenta, também, como uma oportunidade para identificarmos e formarmos os profissionais alfabetizadores, além da garantia de um trabalho sistematizado do Estado com o município”.


SECRETÁRIOS DEBATEM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PACTO COM MUNICÍPIOS


MAIS DE 100 SECRETÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE MUNICÍPIOS BAIANOS SE REUNIRAM NA SEXTA-FEIRA (27/04) EM SALVADOR PARA DISCUTIR O AVALIE ALFA, SISTEMA QUE AVALIA O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A AVALIAÇÃO É UMA DAS AÇÕES DO PACTO COM MUNICÍPIOS, PARCERIA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA COM MUNICÍPIOS BAIANOS COM O OBJETIVO DE GARANTIR A ALFABETIZAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS ATÉ OS OITO ANOS DE IDADE. O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO, OSVALDO BARRETO.
OS SECRETÁRIOS PRESENTES RESSALTARAM A IMPORTÂNCIA DA INICIATIVA. “A AVALIAÇÃO É FUNDAMENTAL PORQUE FORTALECE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO”, DISSE ROBÉLIA ARAGÃO DA COSTA, SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DE NOVA SOURE. SEGUNDO ELA, O PACTO VEM SURTINDO EFEITO NO MUNICÍPIO, NÃO SOMENTE COM AS ESCOLAS E PROFESSORES, MAS TAMBÉM POR PARTE DAS FAMÍLIAS.

O SECRETÁRIO OSVALDO BARRETO DISSE QUE “O AVALIE ALFA É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO”, RESSALTANDO QUE O PACTO COM MUNICÍPIOS PERMITE “UMA INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E DO ESTADO, ALÉM DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS”.
PARA O SECRETÁRIO IDELVAN DE ARAÚJO, DO MUNICÍPIO DE ESPLANADA, A AVALIAÇÃO É FUNDAMENTAL PORQUE O TRABALHO ESTÁ DIRECIONADO PARA A FASE INICIAL DA VIDA ESCOLAR. “O GOVERNO TAMBÉM SE PREOCUPA COM ESTA FASE DA EDUCAÇÃO”, DISSE.
EVENTO - NA OCASIÃO, SECRETÁRIOS E TÉCNICOS DA ÁREA EDUCACIONAL CONTARAM COM A CHANCE DE CONHECER MAIS DETALHES DO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO. “ESTA SOCIALIZAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PORQUE ORIENTA OS MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM AO PROJETO. DESTA FORMA, PODEMOS DISCUTIR ESTAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO”, DISSE ANTÔNIO MARCOS BARRETO, COORDENADOR GERAL DO PACTO COM MUNICÍPIOS.
O PACTO COM MUNICÍPIOS É O COMPROMISSO NÚMERO UM DO PROGRAMA TODOS PELA ESCOLA PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA BAHIA, CUJA META É GARANTIR A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS ATÉ OITO ANOS DE IDADE. DESDE O ANO PASSADO, QUANDO FORAM INICIADAS AS AÇÕES, MAIS DE 280 MIL ESTUDANTES SÃO CONTEMPLADOS COM O PROJETO EM 11.770 ESCOLAS PÚBLICAS DE 329 MUNICÍPIOS BAIANOS.

PACTO COM MUNICÍPIOS INICIA FORMAÇÃO COM PROFESSORES INDÍGENAS



PROFESSORES DE ESCOLAS INDÍGENAS PARTICIPAM, NESTA QUINTA (29/03) E SEXTA-FEIRA (30/03), A PARTIR DAS 8 HORAS, NO HOTEL VILAMAR, EM SALVADOR, DA PRIMEIRA FORMAÇÃO PARA ALFABETIZADORES INDÍGENAS DO PACTO COM MUNICÍPIOS. A FORMAÇÃO, PROMOVIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, ENVOLVE, AO TODO, 35 PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE PRADO, IBOTIRAMA, GLÓRIA, RODELAS, EUCLIDES DA CUNHA, BUERAREMA E BANZAÊ. OS EDUCADORES PARTICIPANTES ATUAM EM CLASSES DO 1º E 2º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALÉM DELES, CINCO COORDENADORES INDÍGENAS DAS DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO (DIREC) ENVOLVIDAS ACOMPANHAM O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO.
COM A FORMAÇÃO DA PRIMEIRA EQUIPE DE ALFABETIZADORES INDÍGENAS DO PACTO COM MUNICÍPIOS, CERCA DE 400 ESTUDANTES INDÍGENAS SERÃO CONTEMPLADOS PELA METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, VOLTADA PARA DIMINUIR O ABANDONO E A EVASÃO ESCOLAR E ESTIMULAR O GOSTO PELA ESCOLA E PELOS ESTUDOS DESDE O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR.
“A METODOLOGIA VEM PARA SOMAR COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRÓPRIAS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA E PARA APRIMORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS, SEMPRE RESPEITANDO SEUS MODOS PRÓPRIOS DE VIDA E VALORIZANDO A CULTURA DE CADA ETNIA”, ENFATIZA A COORDENADORA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, ROSILENE ARAÚJO TUXÁ. 
AS PRIMEIRAS CRIANÇAS INDÍGENAS BENEFICIADAS COM ESTA METODOLOGIA DE ENSINO DO PACTO COM MUNICÍPIOS PERTENCEM ÀS ETNIAS PATAXÓ, KIRIRI, PANKARARÉ, TUXÁ, TUPINAMBÁ E KAIMBÉ. TODOS OS LIVROS E MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELOS ESTUDANTES E PROFESSORES TAMBÉM SÃO DE RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, QUE, ESTE ANO, VAI DISTRIBUIR 36 MIL KITS DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL (CADA KIT COM 12 LIVROS) PARA FORMAÇÃO DOS CANTINHOS DE LEITURA EM CADA SALA DE AULA. O OBJETIVO É ESTIMULAR O PRAZER DA LEITURA E FORTALECER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS.
BENEFICIADOS - O PACTO COM MUNICÍPIOS É O COMPROMISSO NÚMERO UM DO PROGRAMA TODOS PELA ESCOLA PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA BAHIA, CUJA META É GARANTIR A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS ATÉ OITO ANOS DE IDADE. DESDE O ANO PASSADO, QUANDO FORAM INICIADAS AS AÇÕES, MAIS DE 280 MIL ESTUDANTES SÃO CONTEMPLADOS COM O PROJETO EM 11.770 ESCOLAS PÚBLICAS DE 329 MUNICÍPIOS BAIANOS
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Um comentário:

  1. O que é o pacto?

    Estado e municípios juntos para alfabetizarem todas as crianças até 8 anos de idade.


    Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esta é a principal meta do Pacto com municípios, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está firmando com as cidades baianas. Para alcançar a meta proposta, a Secretaria irá fornecer material didático para professores e estudantes do ensino fundamental, mais precisamente para o primeiro ano, em que se inicia o processo de alfabetização. Vai também promover a formação dos professores alfabetizadores.

    Os municípios, por sua vez, vão garantir a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação e a montagem dos cantinhos de leitura, com apoio da Secretaria da Educação do Estado, que também garante a doação de livros infantis.

    De acordo com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o Pacto se justifica pelos indicadores educacionais apresentados pela Bahia nas últimas avaliações. “Os números mostram que temos avançado, mas com o regime de colaboração, poderemos avançar mais rápido e atingir as metas do IDEB para 2021, antecipadamente”, afirma. Segundo Barreto, o programa não interfere na autonomia dos municípios e o material cedido aos que aderirem ao Pacto, dialogará com os livros já adotados pelas secretarias municipais.

    O Pacto com os municípios é ação que visa o primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola, o de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar.

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