segunda-feira, 9 de abril de 2012



Secretários debatem sistema de avaliação do Pacto com Municípios

Mais de 100 secretários da educação de municípios baianos se reuniram na sexta-feira (27/04) em Salvador para discutir o Avalie Alfa, sistema que avalia o desempenho de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. A avaliação é uma das ações do Pacto com Municípios, parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com municípios baianos com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O evento contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.



Os secretários presentes ressaltaram a importância da iniciativa. “A avaliação é fundamental porque fortalece o processo de alfabetização”, disse Robélia Aragão da Costa, secretária da Educação de Nova Soure. Segundo ela, o Pacto vem surtindo efeito no município, não somente com as escolas e professores, mas também por parte das famílias.

O secretário Osvaldo Barreto disse que “o Avalie Alfa é fundamental para a construção de um sistema de avaliação da Educação no Estado”, ressaltando que o Pacto com Municípios permite “uma integração dos sistemas de educação dos municípios e do Estado, além de troca de experiências”.

Para o secretário Idelvan de Araújo, do município de Esplanada, a avaliação é fundamental porque o trabalho está direcionado para a fase inicial da vida escolar. “O governo também se preocupa com esta fase da educação”, disse.

Evento - Na ocasião, secretários e técnicos da área educacional contaram com a chance de conhecer mais detalhes do desenvolvimento do sistema de avaliação. “Esta socialização é muito importante porque orienta os municípios que aderiram ao projeto. Desta forma, podemos discutir estas políticas públicas de ensino”, disse Antônio Marcos Barreto, coordenador geral do Pacto com Municípios.

O Pacto com Municípios é o compromisso número um do Programa Todos pela Escola para melhorar a qualidade da educação na Bahia, cuja meta é garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade. Desde o ano passado, quando foram iniciadas as ações, mais de 280 mil estudantes são contemplados com o projeto em 11.770 escolas públicas de 329 municípios baianos.

Pacto com municípios inicia formação com professores indígenas


Professores de escolas indígenas participam, nesta quinta (29/03) e sexta-feira (30/03), a partir das 8 horas, no Hotel Vilamar, em Salvador, da primeira formação para alfabetizadores indígenas do Pacto com Municípios. A formação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, envolve, ao todo, 35 professores dos municípios de Prado, Ibotirama, Glória, Rodelas, Euclides da Cunha, Buerarema e Banzaê. Os educadores participantes atuam em classes do 1º e 2º anos iniciais do ensino fundamental. Além deles, cinco coordenadores indígenas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) envolvidas acompanham o processo de capacitação.
Com a formação da primeira equipe de alfabetizadores indígenas do Pacto com Municípios, cerca de 400 estudantes indígenas serão contemplados pela metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática, voltada para diminuir o abandono e a evasão escolar e estimular o gosto pela escola e pelos estudos desde o início da vida escolar.
“A metodologia vem para somar com as práticas pedagógicas próprias da educação intercultural indígena e para aprimorar o ensino e a aprendizagem no processo de alfabetização das crianças indígenas, sempre respeitando seus modos próprios de vida e valorizando a cultura de cada etnia”, enfatiza a coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rosilene Araújo Tuxá. 
As primeiras crianças indígenas beneficiadas com esta metodologia de ensino do Pacto com Municípios pertencem às etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tuxá, Tupinambá e Kaimbé. Todos os livros e materiais didáticos utilizados pelos estudantes e professores também são de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, este ano, vai distribuir 36 mil kits de livros de literatura infantil (cada kit com 12 livros) para formação dos Cantinhos de Leitura em cada sala de aula. O objetivo é estimular o prazer da leitura e fortalecer o processo de alfabetização das crianças.
Beneficiados - O Pacto com Municípios é o compromisso número um do Programa Todos pela Escola para melhorar a qualidade da educação na Bahia, cuja meta é garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade. Desde o ano passado, quando foram iniciadas as ações, mais de 280 mil estudantes são contemplados com o projeto em 11.770 escolas públicas de 329 municípios baianos.

Materiais confeccionado pelas professoras alfabetizadoras: Maria Helena, Joelma e Evani Lina.




Terceira Formação do Programa Pacto com os Municípios

Os professores alfabetizadores do município de Boquira - Bahia, participaram sexta-feira, 30/03 da terceira formação do Programa Pacto com os Municipios. O encontro contou com 35 professores, que relataram oralmente como vem sendo a experiência com a prática do Tempo para Alfabetizar. As professoras do 1º e 2º ano, Maria Helena e Joelma Batista, da Escola Municipal Professor Abdias (Santa Rita) e a professora do 1º ano, Evani Lina, do Grupo Escolar Dr. José Lins da Costa (Brejo Grande), além do relato, apresentaram materiais confeccionados que subsidiaram o trabalho com a Proposta para Alfabetizar Letrando, bem como, apresentaram imagens, tais como fotos e vídeos, que demonstram como vem sendo o trabalho com o Tempo para Alfabetizar, em suas respectivas salas de aula, algo que vem contaminando as demais classes.


A secretária municipal de educação a professora Sônia Lima de Vasconcelos Oliveira, vem dando total apoio para que as ações do Pacto se concretize, visitou  a sala da  segunda formação municipal, onde fez questão de prestigiar os relatos orais dos professores alfabetizadores sobre a experiência com o Tempo para Alfabetizar Letrando.

A Supervisora Educacional Joserlene Soares abrilhantou a segunda formação com a sua presença, deixando aos professores alfabetizadores  uma mensagem de otimismo e esperança em relação ao Programa Pacto com  os Municípios, que já vem deixando marcas positivas no interior das escolas de nosso município.

Leia mais: http://pactocomosmunicipio.webnode.com/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br